Páginas

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Ásia

A Ásia é o berço das religiões monoteístas e politeístas, sendo o mesmo “dominado” por quatro principais religiões, a muçulmana (21.9%), a hindu (21,5%), a budista (9,5%) e a cristã (8,3%).

As questões de conflitos e tensões na Ásia são de grande importância para a compreensão geopolítica da região, tal fator é importante por ter sua maioria envolvimento de Estados com grande poder bélico. Além de países com grande importância econômica como Índia, Coréia do Sul e Paquistão.No Subcontinente Indiano observa-se a questão da Caxemira uma região disputada por Indianos, Paquistaneses e ainda uma influencia da China. O conflito se deve principalmente pela região ser povoada por maioria mulçumana, e os interesses no potencial hidrográfico da região.

Paquistão e Índia são países que possuem armamento de destruição em massa o que aumenta mais os riscos do conflito, no entanto há uma relativa paz entre os países, devido ao desenvolvimento político e econômico dos dois países. Apesar de a Índia possuir um histórico de não promoção de conflitos proposta por Mahatma Ghandi, é um país que conta com grande poderio bélico.

Outra região de tensão está localizada no extremo oriente da Ásia, na península da Coréia, a Coréia do Norte possui o regime político mais fechado do mundo, desde 1953 com o fim da chamada Guerra das Coréias os países são divididos pelo paralelo 38 e também por uma grande diferença econômica. O presidente Norte Coreano Kim Jong II usa da “produção nuclear” para intimidar os demais países e conseguir recursos, gerando uma instabilidade política na Região.


A questão nuclear

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u102826.shtml

A política internacional asiática deve ser analisada a partir de três características especiais: a partir da situação do continente durante a Guerra Fria que manteve inalterado os principais problemas de relacionamento entre os paísesda região (devido à transferência das tensões para o palco das duas principais potencias EUA e URSS); O pós-guerra com o ressurgimento dos conflitos regionais pelas questões que ficaram “congeladas” durante a guerra-fria e com a Ásia despontando como uma das principais economias internacionais e disputando a liderança com a União Européia e os EUA ; E o início do séc. XXI, os ataques às torres gêmeas de 11 de setembro de 2001 , acarretaram significativos reflexos sobe o equilíbrio militar das regiões asiáticas com a Ásia central adquirindo nova relevância.

Sendo assim, o continente asiático é muito disperso e diferenciado com Estados de realidades e dinâmicas regionais muito específicas. O ponto-chave da segurança asiática é atualmente a presença dos EUA, sendo esta uma questão contraditória, pois a presença dos EUA inibe o desenvolvimento regional de outras potências que por sua vez quando efetivados são levados em conta os interesses norte-americanos, mas ao mesmo tempo a retirada dos EUA em especial pelo rompimento de acordos militares com o Japão e a Coréia do Sul e a desmobilização das tropas militares que ali estão provavelmente provocará um vácuo de poder e a tentativa de tomada do mesmo provavelmente não será pacífica.


A cultura japonesa se mostra bastante diferente das outras culturas, pode-se dizer que a cultura asiática de uma forma geral se mostrou bastante diferente das culturas que temos mais acesso, ou seja, as ocidentais. Isso ocorreu porque o Japão se isolou por um tempo do mundo, o que permitiu que este país pudesse desenvolver uma cultura ímpar com seus habitantes, isso sem mencionar a localização geográfica desta ilha, que facilita bastante essa diversidade.

Um grande sucesso da cultura japonesa, que inclusive os ocidentais hoje possuem muito acesso, é o mangá, que se trata de uma espécie de gibi, lido da direita para esquerda com histórias diversas que atraem diversos públicos, inclusive o público adulto. Foi dito que o grande responsável por esse sucesso do mangá foi Osamu Tezuka, já que este possibilitou levar essa cultura para a região ocidental.


Dica de vídeo: Monumentos Sagrados da Ásia

Documentário revelando os pontos religiosos e curiosos,nos principais pontos do continente asiático


Kaully Furiama, Tatiane Ribeiro, Monique Cancelli, Luan Stander e Karina Okamoto



Legenda da primeira imagem: O continente asiático

Fontes da primeira imagem : http://www.maps-continents.com/asia-political.htm

Legenda da terceira imagem: A cultura japonesa

Fonte da terceira imagem: http://www.noticiasdaserra.com.br/cultura/cultura-japonesa-no-museu-imperial/12/

Um comentário:

  1. Gente, o blog tá muito ryco, adorei! Valeu ae Naty e Herberton e a toda sala, claro ;)

    ResponderExcluir