Páginas

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Federação da Rússia


A Federação da Rússia é um país Euroasiático de maior extensão territorial do mundo (Área:17.075.200 Km²) com clima e relevo variados. Sua população (141,9 milhões), encontra-se em grande maioria na parte européia do território, o que gera uma densidade demográfica de 8,3 hab/km². Faz divisa com os seguintes países: Noruega, Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia e Polónia (ambas através de Kaliningrado), Bielorrússia, Ucrânia, Geórgia, Azerbaijão, Cazaquistão, China, Mongólia e Coreia do Norte.


Mapa Político da Federação da Rússia

Fonte: Google Imagens

Os primeiros indícios de agrupamentos populacionais na região da Rússia forem decorrentes das movimentações dos povos nômades varangianos (vikings/varegues) que criaram rotas por todo o território atual russo. Sofreram influências de Constantinopla e por isso hoje a religião predominante na Rússia é o Cristianismo. A partir da rota varangiana houve a formação do Principado de Kiev que posteriormente foi fragmentado e partes destes fragmentos se unificaram formando o Estado de Moscóvia. Com Ivan, conhecido como o terrível, o Estado de Moscóvia se tornou o reino de Moscóvia.

Dentre os vários povos que formavam o reino de Moscóvia os poloneses eram dominantes, e a desarmonia entre os povos e o governo, gerou duas milícias populares sendo que na segunda, Moscou se tornou independente e em 1646, o czar Aleksey Mikhail, proclamou o Império Russo e iniciou o processo de expansão territorial.

Durante a dinastia do Romanov, os estados bálticos (Lituânia, Letônia e Estônia), a Finlândia, Cáucaso, Ucrânia, Bielorrússia, parte da Polônia, Moldávia e quase toda a Ásia Central foram anexados como território do Império. Para muitos estudiosos o Império Russo tem o seu início com o czar Pedro I, pois é considerado o primeiro czar a se destacar porque foi importante para a modernização e ocidentalização do Império. A dinastia Romanov ficou no poder por mais de 300 anos. O último czar foi Nicolau II no período de 1894 a 1917.

Em 1917 ocorreu a Revolução Russa, que sob a liderança de Vladimir Lênin destituiu a família imperial do poder e instaurou no país o Socialismo. Na época, a Rússia passava por graves crises econômicas e sociais e o descontentamento da população era grande. No ano de 1922 se criou a URRS(União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), que era uma união socialista de 15 repúblicas cujo centro de poder localizava-se em Moscou. O Partido Comunista exercia o poder por meio de uma ditadura e concentrava toda a produção no Estado. Durante esse período a Rússia atravessou a 2ª Guerra Mundial e foi uma potência na Guerra Fria, período no qual desenvolveu tecnologias bélicas e astronáuticas que contribuíram para a influência global do país. Devido ao seu sistema político e suas carências de produção e consumo, a URSS atravessou crises no governo e na economia, com o conseqüente fim do regime socialista e o desmembramento das repúblicas soviéticas em 1991 dando origem a 15 novos países.

Após o fim da URSS formou uma Federação da Rússia, tendo como o primeiro Chefe de Estado Bóris Yeltsin com dois mandatos marcados por privatizações, corrupções e uma alta taxa de criminalização. Neste mesmo período foi instituída uma união supranacional com a Bielorússia, um dos 15 novos países, cujo nome é União da Rússia e Bielorússia. Além disso, foi formada a Comunidade dos Estados Independentes (CEI) uma espécie de Commonwealth que reúne 13 dos antigos estados da URSS e hoje a Rússia também faz parte do Conselho da Europa.

Bóris Yeltsin deixou o poder em 1999 e em seqüência Vladimir Putin é eleito com maioria popular. Seu governo ficou conhecido pelo intenso combate ao terrorismo levando a Federação da Rússia à uma aproximação com o antigo inimigo, Estados Unidos. Apesar de ter censurado a imprensa, o que gerou um certo descontentamento, Vladimir Putin com a sua política de nacionalização do petróleo conseguiu um significativo crescimento econômico, deixando o governo em 2008 para o atual Chefe de Estado Dmitri Medvedev e se tornando o Chefe de Governo da Federação da Rússia.

A Rússia hoje pertence aos 4 países mais promissores do mundo, os chamados BRIC (Brasil – Rússia – Índia – China), sua unidade monetária é o rublo e possui um crescimento real do PIB de 7% (2008) com altos índices de exportação de combustíveis fósseis e minérios.

Por fim, a Rússia é conhecida por seu intenso desenvolvimento artístico representado por construções arquitetônicas magníficas, pinturas, músicas com alto nível de riquezas estilísticas e artesanatos refinados. Além de possuir uma das maiores federações olímpicas do mundo.


Dica de Vídeo: Goodbye Lenin

Famosa cena do filme Goodbye Lenin


Caio Pedrollo, Larissa Santos, Vitória Reis, Weriky Victor e Josué Colodro


4 comentários:

  1. Tenho certeza que este trabalho foi de grande importância acadêmica, a Rússia é um País extraordinário, que vale a pena ser estudado!

    ResponderExcluir
  2. A Rússia é apaixonante, vale muito a pena ser estudado [2] *-*

    ResponderExcluir
  3. hahaha! até eu entendi alguma coisa de rússia lendo isso ^^

    ResponderExcluir
  4. Nooossa, muito bom, ;D

    Parabéns!

    Agora só falta eu aprender russo pra ir pra la, ;D

    ResponderExcluir